Pular para o conteúdo principal

O QUE É MENOPAUSA PRECOCE?


A menopausa precoce é aquela que ocorre antes dos 40 anos - seja natural ou induzida. Os sintomas são semelhantes aos da menopausa natural, como: falta de menstruação, ondas de calor, problemas emocionais, secura vaginal e diminuição do desejo sexual.





A menopausa precoce é decorrente da falência ovariana, esgotamento dos ovários e consequentemente a queda na produção dos hormônios.
Além dos sintomas desagradáveis, as mulheres que têm menopausa precoce tendem a ter perda óssea mais rapidamente do que as mulheres que entram na menopausa mais tarde na vida. Isso aumenta suas chances de contrair osteoporose e quebrar um osso.


CAUSAS

  • Defeitos cromossômicos
  • Genéticas: mulheres com história familiar de menopausa precoce
  • Doenças autoimunes. Doenças da tireoide e artrite reumatoide são duas doenças em que isso pode acontecer.
  • Cirurgia: A remoção cirúrgica de ambos os ovários, também chamada de ooforectomia bilateral, coloca a mulher na menopausa imediatamente.
  • Quimioterapia ou tratamentos de radiação pélvica para câncer. Com o tratamento do câncer, as chances de entrar na menopausa dependem do tipo de quimioterapia usada, de quanto foi usado e da idade da mulher quando ela recebe o tratamento.


EXAMES

O ginecologista pode pedir alguns exames de sangue, como, por exemplo, o hormônio folículo-estimulante (FSH). Seus ovários usam esse hormônio para produzir estrogênio. Os níveis de FSH aumentam quando os ovários deixam de produzir estrogênio. Quando os níveis de FSH estão acima do normal, geralmente significa que os ovários cessaram de produzir hormônios. A dosagem de hormônios tireoidianos (TSH) também é importante. Existem vários outros exames que podem ser necessários para se fazer um diagnóstico diferencial com algumas doenças.

TRATAMENTO

A menopausa precoce é irreversível, mas, existem tratamentos para minorar as consequências dessa falta de hormônios precoce.

O tratamento medicamentoso vai depender de vários fatores. Se não houver contraindicação, o ideal é fazer uma reposição hormonal, independentemente dos sintomas.

Por quê? Por que esta mulher ficará muito mais tempo sem os hormônios naturais, do que as que têm a menopausa lá pelos 50, e isto favorecerá fortemente o aparecimento de osteoporose no futuro. A osteoporose pode aumentar o risco de fratura. Quedas e fraturas devido à osteoporose são uma preocupação crescente à medida que a população envelhece. De fato, um terço de todas as mortes relacionadas a quedas são atribuídas à osteoporose. Nos EUA mais de 4,5 milhões de mulheres terão osteoporose após os 50 anos.

Muitas vezes cálcio e vitamina D devem ser administrados, para prevenção da perda óssea.

Após a menopausa o risco de doença cardíaca nas mulheres aumenta, se igualando aos homens. Portanto, deve-se cuidar dos níveis de colesterol total e parcial, triglicérides e glicemia, além do controle da pressão arterial. No entanto, existe controvérsia sobre se a reposição hormonal teria um efeito cardio protetor nas mulheres após a menopausa normal, mas há algumas evidências que dão suporte de que haveria benefício cardiovascular no caso da menopausa precoce.  

Mas, quando falamos de tratamento, não estamos dizendo só de medicamentos. As mudanças de hábitos são às vezes muito mais importantes:

  • Ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
  • Manter um peso saudável.
  • Comer muitas frutas e legumes.
  • Evitar alimentos com excesso de gordura e carboidratos.
  • Exercitar regularmente.
  • Comer mais alimentos que são ricos em fitoestrógenos.
  • Beber bastante água.
 


CONCLUSÃO

A menopausa precoce é uma antecipação da falência ovariana que ocorreria lá pelos 50 anos. Essa falência leva à queda na produção dos hormônios com suas consequências para a saúde da mulher. Portanto, essa paciente necessita de um acompanhamento multiprofissional adequado, para que ela tenha uma qualidade e expectativa de vida equivalente às outras mulheres.


Palavras-chave: menopausa precoce, menopausa, reposição hormonal, osteoporose, fraturas, atividades físicas, falência ovariana.

Prof. Antônio Aleixo Neto

Mestre em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da UFMG

Mestre em Saúde Pública pela Harvard University

© Todos os direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion