terça-feira, 4 de setembro de 2018

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem.

MANCHAS BRANCAS

clip_image008clip_image006clip_image004

O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões.

Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia.

COLPOSCÓPIO



O exame colposcópico é um exame extremamente acurado e exige um ginecologista treinado na técnica. Geralmente é necessário fazer um curso de especialização em Colposcopia e Patologias do Trato Genital Inferior.

BIÓPSIA DO COLO UTERINO



No caso da necessidade de uma biópsia, o material retirado é encaminhado para um exame com um patologista, o qual dará o diagnóstico preciso da gravidade ou não da lesão.


Palavras-chave: manchas do colo uterino, colo uterino, colposcopia, cervicite, HPV, Papanicolaou, prevenção do câncer, biópsia do colo uterino.


Prof. Antônio Aleixo Neto
Mestre em Saúde da Mulher (UFMG)
Master in Public Health (Harvard University)
© Todos os direitos reservados


Contato: antonioaleixoneto@gmail.com