domingo, 11 de setembro de 2016

O que é cauterização do colo do útero?


Cauterização do colo do útero é um procedimento que é usado para destruir lesões anormais, e não cancerosas, nesta porção do útero, que fica no fundo da vagina (colo).
A cauterização pode ser elétrica (eletrocauterização), por congelamento (criocauterização) ou química.

BP-plus-degradê-webAparelho de Eletrocautério

A cauterização do colo do útero é comumente usada para tratar as feridas (ectopias ou ectrópios) do colo do útero e lesões pré-cancerosas do colo do útero, tais como pequenas áreas de tecido anormal (displasia cervical), geralmente causadas por alguns tipos de HPV.  Também pode ser usada para estancar hemorragias que podem ocorrer na sequência de um procedimento de biopsia cervical ou retirada de pólipo.

Lesão (mancha) causada pelo HPV no colo do útero



A cauterização do colo uterino é um procedimento ambulatorial que é realizado rotineiramente no consultório do médico e demora apenas poucos minutos. Dependendo do método escolhido e da lesão, não requer anestesia. O método escolhido (elétrica, congelamento ou química) depende da experiência do médico, a disponibilidade de equipamentos necessários, extensão e localização da lesão. Muitas vezes a paciente deve usar um creme vaginal cicatrizante e deve-se abster de relações sexuais durante algumas semanas, de acordo com cada caso.

Saiba mais    

Palavras-chave: cauterização, colo uterino, eletro-cauterização, crio-cauterização, ectopia, ectrópio, HPV.

Dr. Antônio Aleixo Neto