- Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).
- Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe.
Condiloma na boca e na vulva
- Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe.
- É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem.
- O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado.
Criocautério
- Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.
- O uso de preservativo masculino pode prevenir parcialmente contra os condilomas, já que muitas vezes as verrugas ficam na base do pênis, onde o preservativo não atinge.
- Os sinais e sintomas são o aparecimento (geralmente na vulva ou períneo) de pequenas verrugas que às vezes causam prurido.
- Pode ser transmitido ao recém-nascido no momento do parto.
Palavras-chave: condiloma, verruga venérea, crista de galo, HPV, vírus papiloma humano, tratamento, cauterização.
Prof. Antônio Aleixo Neto
Mestre em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da UFMG
Mestre em Saúde Pública pela Harvard University
© Todos os direitos reservados
Gostou da postagem? Curta nas suas redes sociais.
Comentários
Postar um comentário