Pular para o conteúdo principal

Implanon – implante contraceptivo

O único implante contraceptivo disponível no Brasil é denominado Implanon e consiste num bastonete não-biodegradável de 4 cm de comprimento por 2 mm de espessura (tamanho de um palito de fósforo), contendo no seu interior 68 mg de etonogestrel disperso numa matriz de etileno-vinil-acetato (EVA). O etonogestrel é o metabólito ativo do desogestrel, tipo de progesterona.

Implanon nos dedos

O Implanon libera pequenas quantidades desse hormônio diretamente na circulação sanguínea, mantendo um perfil estável e com duração de três anos.
O produto é fornecido pré-embalado em um aplicador estéril, descartável, que permite sua inserção fácil e rápida.


Implanon NXT

É para uso sub-dérmico, no braço, inserido com um aplicador especial, tendo uma duração de três anos. Sua eficácia chega a quase 100%.


iMPLANON BRAÇO


As contra-indicações são similares aos outros anticoncepcionais baseados na progesterona, ou seja, poucas.
Para se ter uma ideia, o Implanon pode ser usado por tabagistas, por hipertensas, por quem tem enxaqueca com aura e até por que já teve trombose!
O efeito colateral mais comum consiste na alteração do padrão menstrual típico.

Vantagens

Três anos de proteção contraceptiva
Alta eficácia
Alta adesão da usuária
Rápido retorno da fertilidade pré-existente, após a remoção
Melhora da dismenorreia
Boa tolerabilidade
Inserção e remoção simples e rápidas

Desvantagem

Necessita de uma pequena anestesia local para inserir e retirar o implante

Palavras-chave: implante, contraceptivo, etonogestrel, progesterona

Prof. Antônio Aleixo Neto

Mestre em Saúde da Mulher (UFMG)

Master in Public Health (Harvard University)

© Todos os direitos reservados



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion