Pular para o conteúdo principal

Existe cura para o HPV?


HPV é a abreviação em inglês para “papiloma vírus humano”. É um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, assim como na vulva, vagina, colo de útero, pênis, saco escrotal e ânus.


A importância desse vírus é que ele tem mais de 150 tipos ou variações e algumas delas são consideradas a causa primária do câncer do colo do útero. Sabe-se que são poucas portadoras do HPV que evoluirão para este câncer, mas, é importante que se tome medidas preventivas para que isto não ocorra.




Como você adquire o HPV?

O HPV genital é transmitido através do contato com a pele ou mucosa de alguém que tenha uma infecção por HPV. O contato inclui sexo vaginal, anal e oral e também com objetos contaminados, tais como vibradores. Alguns tipos de HPV causam verrugas genitais (condilomas) que são nódulos duros e ásperos que crescem na pele e mucosas e outros tipos que causam lesões (manchas) no colo do útero.


Abraço

O câncer do colo do útero é hoje considerado uma DST (Doença Sexualmente Transmissível).

O HPV é comum?

As infecções por HPV são as infecções sexualmente transmissíveis mais comuns nos Estados Unidos, no Brasil e talvez no mundo todo. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode estar sujeita a adquirir o HPV.

Existem outros fatores que facilitam a transmissão e a virulência do HPV: tabagismo, mulheres com atividade sexual precoce, múltiplos parceiros e com o sistema imune deprimido.
Estima-se, que no Brasil surjam mais de 16 mil novos casos de câncer do colo do útero por ano.

Quais são os sintomas do HPV?

Na maioria dos casos, o HPV não causa sintomas. Quando ocorrem, os sinais e sintomas mais comuns são verrugas na área genital. Estes, no entanto, não estão relacionados com o câncer do colo uterino. Outros tipos podem aparecer semanas, meses ou mesmo anos após a pessoa ter sido infectada com o vírus. Ele fica em estado latente (adormecido). Por esse motivo não é possível determinar se o contágio foi recente ou antigo. Geralmente levam a pequenas “manchas" no colo uterino, que só o médico consegue detectar através do exame ginecológico e principalmente a colposcopia.



Condilomas


Como diagnosticar a infecção pelo HPV?

Não há exames de sangue para o HPV, mas alguns testes podem ajudar seu médico a diagnosticar a infecção:


Teste de Papanicolau - Durante este teste, o profissional de saúde remove uma amostra de células do colo do útero que será remetido a um laboratório para análise das células.

Colposcopia – É um exame em que um especialista usa um instrumento chamado de colposcópio, que emite um feixe de luz de alta intensidade e amplia a visão do colo do útero.
As lesões subclínicas (“manchas) que não visíveis ao olho nu podem ser encontradas através da colposcopia e não apresentam nenhum sintoma ou sinal.

No colo do útero um bom colposcopista pode distinguir as chamadas:

· Lesões Intra-epiteliais de Baixo Grau/Neoplasia Intra-epitelial grau I (NIC I), que refletem apenas a presença do vírus;

· das Lesões Intra-epiteliais de Alto Grau/Neoplasia Intra-epitelial graus II ou III (NIC II ou III), que são as verdadeiras lesões precursoras do câncer do colo do útero.
Caso necessário, será efetuada uma biópsia.

Teste de DNA de HPV (PCR) - Este teste procura diretamente o material genético (DNA) do HPV dentro de uma amostra de células. O teste pode detectar se a mulher tem o HPV e qual o tipo dele, se tem potencial de risco com o câncer cervical. Pode ser efetuado em mulheres com mais de 30 anos e associado ao Papanicolaou. Caso sejam normais, a mulher pode ser repetir apenas de 5/5 anos.

Afinal, há cura para o HPV?

Não, não há tratamento específico para eliminar o vírus. Entretanto, não é indicado procurar diagnosticar a presença do HPV, mas sim suas manifestações: manchas, verrugas, etc.

O tratamento das lesões clínicas de baixo grau (manchinhas) deve ser individualizado, dependendo da extensão, número e localização. Podem ser usados laser, eletro cauterização, ácido tricloroacético (ATA) e medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

Eletrocautério

Já o tratamento apropriado das lesões precursoras (alto grau) é imprescindível, para que não evoluam para o câncer do colo uterino. As diretrizes brasileiras recomendam, após confirmação colposcópica ou histológica, a extirpação dessas Lesões Intra-epiteliais de Alto Grau, por meio da eletrocirurgia.



Palavras-chave: HPV, câncer do colo uterino, manchas do colo uterino, colposcopia, Papanicolaou, Teste de DNA, sintomas HPV, cura HPV.


Prof. Antônio Aleixo Neto

Mestre em Saúde da Mulher (UFMG)
Master in Public Health (Harvard University)

OBS: Este título foi obtido após a apresentação do nosso trabalho: Incidence of cervical cancer in Brazil and an analysis of etiology and risk factors.

© Todos os direitos reservados








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion