Pular para o conteúdo principal

Entenda melhor sobre trombose e o uso de pílula


Há algum tempo tem sido debatida exaustivamente nas redes sociais a questão do risco de trombose com o uso de pílulas anticoncepcionais.

Depoimentos de dramas pessoais são expostos com destaque na mídia eletrônica. Casos realmente tristes e comoventes. Só quem vivencia essas situações pode nos dizer o sofrimento de cada um.

No entanto, a ciência não pode apenas lidar com as emoções. É preciso analisar com profundidade todos os aspectos da questão. É importante tentar esclarecer as dúvidas que existem a respeito do uso de pílulas e o risco de trombose.

Primeiramente, devemos esclarecer que existem pílulas e “pílulas”. Elas não são iguais. Existem pílulas COMBINADAS e as MINIPÍLULAS. As combinadas têm dois hormônios: similares do estrogênio e da progesterona, naturais da mulher. As minipílulas só têm na composição um, similar da progesterona.


MINIPÍLULA





PÍLULA COMBINADA




Pois bem. O risco de trombose venosa só é maior nas PÍLULAS COMBINADAS, que são a maior parte das pílulas usadas em todo o mundo. Este risco é maior nos quatro primeiros meses de uso, reduzindo depois e mantendo-se estável.

Qual o risco? 2 a 5 vezes maior do que as não usuárias. No entanto, na gravidez e no pós-parto o risco é de cerca de 10 vezes maior. Como de um modo geral a mulher está usando a pílula para evitar uma gravidez, fica a pergunta: e então?




OUTRAS:

No Brasil, ocorrem cerca de 50 mortes por ano, decorrentes de trombose venosa, independentemente da causa. No entanto, são 500 mortes por ano de usuários de bicicleta.




Na França, 20 mortes são atribuídas por ano ao uso de pílulas combinadas.

Nos Estados Unidos, 450 pessoas morrem por ano por caírem da cama!

Uma viagem com mais de 4 horas de duração aumenta em 2 vezes o risco de trombose venosa. Se for de avião, o risco é ainda maior.

Outros riscos: obesidade, imobilização, traumatismos, cirurgias, idade, tabagismo e câncer.

Portanto, o risco individual de trombose é baixo e deve ser colocado em contraposição do risco de gravidez não desejada.

ATENÇÃO: o risco aumenta muito se a mulher tiver parentes de primeiro grau com história de trombose e outras doenças cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio e AVC antes dos 45 anos. Portanto, nestes casos o uso das pílulas combinadas não é recomendável. Não há restrição para as minipílulas.


OUTRAS:

  • ·         Caso esteja prevista uma cirurgia de médio ou grande porte, as usuárias devem suspender o uso da pílula combinada com um mês de antecedência.


  • ·         Tabagismo e pílula definitivamente não combinam. Aumentam demais o risco de doenças cardiovasculares, especialmente se a usuária tiver mais de 35 anos.




Em mulheres com IMC (Índice de Massa Corporal além de 35 (obesas) o risco de uso das pílulas combinadas é maior que os benefícios.
·     

Resumindo: o risco de trombose venosa nas usuárias de pílulas combinadas é um pouco aumentado nas mulheres que não têm outros fatores de risco associados, mas, os benefícios de seu uso na contracepção superam largamente estes riscos. As minipílulas não aumentam o risco de trombose venosa.

Dr. Antônio Aleixo Neto

Palavras-chave: trombose, pílulas combinadas, minipílulas, contracepção.







Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion