Pular para o conteúdo principal

A INSERÇÃO DE DIU EM MULHERES JOVENS OU SEM FILHOS (NULIGESTAS)



A inserção do DIU, seja de cobre, prata ou hormonal é um procedimento médico que geralmente leva apenas alguns minutos.


Apesar de ser relativamente simples para um profissional devidamente treinado, a inserção está rodeada de temores e a dor é uma das maiores barreiras à aceitação do DIU.
  
Evidente que fatores psicológicos e emocionais podem afetar a sensação de dor, por isso, deve-se transmitir bastante calma no ato de inserção, o qual deve ser feito com delicadeza e após farta orientação sobre o procedimento.

Podemos dividir entre dois grupos, em relação à inserção:

  •        Mulheres com filhos
  •       Mulheres sem filhos (nuligestas)


A maior parte das mulheres com filhos não têm maiores problemas na inserção, exceto aquelas que já tiveram o último parto há muitos anos, partos cesáreos e aquelas na pré-menopausa.

O problema maior está nas mulheres sem filhos e principalmente, adolescentes sem filhos.

Nelas o canal cervical é geralmente mais estreito do que naquelas que já tem algum filho. Isso pode acarretar maior dificuldade para o médico colocar o DIU e mais desconforto e dor para a paciente no ato da inserção. Essa diferença é estatisticamente comprovada. Essa dificuldade pode também ser devida ao diâmetro do tubo de inserção, que varia entre os vários modelos de DIU.


Nesses casos, para que a inserção seja a mais confortável possível e para que o DIU tenha um mínimo de efeitos colaterais, adotamos as seguintes condutas:

  • Um ultrassom prévio para medir o comprimento da cavidade uterina. Indispensável


  • Através dessa medida podemos saber qual modelo de DIU é mais adequado. Para se ter uma ideia, o modelo T de cobre tem uma haste vertical com 36mm. É maior do que o comprimento da cavidade uterina da maioria das mulheres sem filhos. É uma questão geométrica: não cabe. Raramente inserimos T de cobre em nuligestas.




  • Atualmente quando a escolha for DIU NÃO HORMONAL, preferimos os DIUs em forma de Y, que não forçam tanto as paredes da cavidade uterina e que têm os aplicadores mais finos. Por acaso, os que temos no Brasil são de cobre + núcleo de prata e os hormonais.


  • Quando a escolha for DIU HORMONAL, nossa escolha recai no Kyleena, que é menor do que o Mirena e com a mesma duração e já está disponível no Brasil.


  • Procurar sempre colocar o DIU, qualquer que seja, no período menstrual, quando o canal cervical se dilata um pouco, para a saída da menstruação. Não é indispensável.


  • A prescrição de um analgésico adequado antes da inserção é também muito útil na diminuição da dor no procedimento.


ANESTESIA

Nas mulheres com filhos a anestesia pode ser opcional, mas nas mulheres sem filhos, no nosso entender, é obrigatória. Mulheres que só tiveram cesarianas, que já tiveram filhos há muitos anos ou estão na pré-menopausa, também se beneficiam da anestesia.

Primeiramente, local, com gel ou spray, porque o colo do útero precisa ser pinçado com um tenáculo ou pinça de Pozzi, para facilitar a inserção e possibilitar que o DIU fique bem inserido.



Em segundo lugar, um bloqueio anestésico no colo uterino (anestesia paracervical ou intracervical). A passagem do aplicador do DIU pelo canal cervical estreito sem anestesia pode gerar intensas dores e culminar num reflexo vaso-vagal, que consiste num desmaio com queda da pressão arterial, suores frios e desaceleração dos batimentos cardíacos. Muito desagradável. Ocorre preferencialmente em jovens.



Além dos procedimentos anteriores, nós utilizamos um recurso que alia a tecnologia com princípios da acupuntura.


Usamos o aparelho TENS, também conhecida por neuroestimulação elétrica transcutânea, que é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamento de dores crônicas e agudas, sem que seja necessário o uso de medicamentos.



O seu mecanismo fisiológico de analgesia depende da modulação da corrente aplicada à região alvo, ou seja, se forem aplicados impulsos elétricos de baixa frequência e alta intensidade, são liberadas endorfinas pelo cérebro ou medula, que são substâncias com efeitos semelhantes à morfina, levando assim ao alívio da dor.

Se forem aplicados impulsos elétricos com frequência alta e baixa intensidade, a analgesia ocorre devido a um bloqueio dos sinais nervosos de dor que não são enviados ao cérebro.

 Utilizamos os eletrodos do TENS nos pontos energéticos usados na acupuntura, que promovem uma analgesia na região pélvica e uterina.

O resultado é um alívio acentuado das cólicas, dores e incômodos no ato da aplicação do DIU, seja ele qual modelo for.

CONCLUSÃO

Com esses cuidados, a inserção de DIU torna-se um procedimento perfeitamente tranquilo e a usuária geralmente pode voltar às atividades normais no mesmo dia.

  • Recomendamos evitar relações sexuais e atividades físicas pesadas por 7 dias.


  • No primeiro mês é normal a ocorrência de discretas cólicas e sangramentos. Essas cólicas podem ser controladas com medicações por via oral.


  • Em caso de dores pélvicas intensas, febre ou hemorragia a usuária deve contatar seu médico.

  • Nós recomendamos a primeira revisão com cerca de 40 dias, através de um ultrassom ou pela visualização dos fios.


Em suma, o DIU, seja de cobre, cobre/prata ou hormonal é um método excepcional, extremamente eficaz, alta durabilidade e poucas contraindicações.

Com a escolha criteriosa dos modelos, com a orientação adequada e uma inserção cuidadosa, a usuária tem uma aceitabilidade excelente, a melhor entre todos os métodos; além de um custo/benefício inigualável.


Palavras-chave: DIU, dispositivo intrauterino, inserção de DIU, dor, cólicas, reflexo vaso-vagal, nulíparas, mulheres sem filhos, canal cervical, anestesia para cervical, anestesia intracervical, TENS, acupuntura.

Prof. Antônio Aleixo Neto
Mestre em Saúde da Mulher (UFMG)
Master in Public Health (Harvard University)

© Todos os direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion