domingo, 24 de abril de 2016

Os benefícios do Mirena® na menstruação intensa

Muitas mulheres apresentam um fluxo menstrual intenso, que chega a incomodar nas suas atividades diárias. Este tipo de menstruação pode ter muitas causas:


     Miomas
   Adenomiose
     Pólipos endometriais
   Distúrbios de coagulação
   Distúrbios hormonais
   Câncer ou hiperplasia do endométrio
    Aumento uterino sem causa definida
    Diversas outras causas

Este tipo de sangramento é chamado pelos médicos de menorragia (hemorragia menstrual) e muitas vezes é acompanhada de dismenorreia (cólicas menstruais), de maior ou menor intensidade.
A menorragia merece uma investigação profunda sobre as suas possíveis causas e muitas vezes o tratamento pode ser um procedimento cirúrgico. Outras vezes o tratamento pode ser medicamentoso. 

Entre as soluções que se destacam atualmente no tratamento da menorragia podemos destacar o DIU Mirena®, uma vez que ele promove um afinamento e hipotrofia do endométrio. O endométrio é a camada de tecido que recobre o útero, por dentro. Estas ações são devidas à liberação do hormônio levonorgestrel dentro da cavidade uterina.

 Em decorrência disso, geralmente se observa um efeito benéfico importante no padrão menstrual. O fluxo menstrual vai diminuindo gradualmente com o passar dos meses, chegando a 86% após três meses e 97% após um ano. Muitas usuárias do Mirena® chegam mesmo a parar de menstruar (amenorreia). Outros efeitos benéficos relacionados ao ciclo menstrual são a melhora das cólicas menstruais e da TPM, colaborando para uma melhora decisiva da qualidade de vida de muitas mulheres.

A imagem mostra um exemplo da diminuição do fluxo menstrual com o tempo


 Evidentemente que cada caso é um caso e a seleção dos casos indicados para o uso do DIU hormonal deve ser avaliada cuidadosamente pelo ginecologista para que os resultados mais adequados sejam alcançados.

Palavras-chave: DIU hormonal, Mirena®, menorragia, dismenorreia, amenorreia, fluxo menstrual.

Prof. Antônio Aleixo Neto