domingo, 10 de janeiro de 2016

O que são cistos do ovário?

Os cistos ovarianos são bolsas cheias de líquido na parte de dentro ou na superfície de um ovário.  Eles são muito mais comuns do que se pensa. A maioria ocorre devido ao próprio funcionamento dos ovários decorrente do ciclo menstrual. Daí serem chamados de cistos funcionais.  Eles são benignos e geralmente aparecem e desaparecem espontaneamente.

Na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem aparecer microcistos ao exame de ultrassom. Esta síndrome também é chamada de Síndrome Anovulatória e é uma condição marcada períodos irregulares e altos níveis de certos hormônios. A SOP está associada também a ovulação irregular e pode contribuir para problemas com a fertilidade em algumas mulheres.

Outros cistos benignos são o endometrioma, o cisto dermóide e o cistoadenoma. O endometrioma decorre da endometriose e contem sangue espesso no seu interior, parecendo chocolate. O cisto dermóide pode ter tecidos, tais como dentes, cabelos, etc. São decorrentes de falhas no desenvolvimento dos ovários. O cistoadenoma contém líquido ou muco, podendo atingir grandes proporções. Dependendo do caso, estes cistos podem necessitar cirurgia.

Endometrioma



Os cistos do ovário eventualmente podem ser malignos. Os cistos em crianças e adolescentes antes da primeira menstruação e os cistos após a menopausa são mais preocupantes. A história dos sintomas, o exame ginecológico e os exames complementares ajudam o médico no diagnóstico correto de cada caso. .  A ultrassonografia pode ser muito útil no diagnóstico e acompanhamento dos cistos ovarianos.

Dr. Antônio Aleixo Neto



Palavras-chaves: cisto ovariano, ovário, cisto funcional, cisto dermóide, endometrioma, ovário policístico.