Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE FÍSICA E GRAVIDEZ

 

Exercicio fisico na gravidez

Hoje, nos EUA e provavelmente no Brasil, mais da metade das mulheres grávidas estão com sobrepeso ou obesidade. Essas condições podem levar a um risco aumentado de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, natimorto, anomalias congênitas, macrossomia (gigantismo) fetal com maior risco de obstrução à passagem do ombro e lesões do feto no nascimento e obesidade infantil. Sendo assim, com a obesidade cada vez mais frequente, é importante discutir e incentivar os exercícios físicos nas pacientes grávidas.

O exercício físico durante a gravidez já foi acusado de promover um maior risco de infertilidade, aborto e parto prematuro. Com o tempo e o desenrolar das pesquisas esta atitude conservadora mudou. Atualmente, o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia recomenda pelo menos 30 minutos de atividade três vezes moderados por semana. Um estudo de 2013, Barakat et al. demonstrou que embora o exercício não diminua significativamente a incidência de diabetes gestacional, fez diminuir o risco de macrossomia, cesariana e ganho de peso materno. Outros benefícios a atividade física na gravidez incluem melhor humor e postura corporal, a promoção do tônus ​​muscular, melhora da resistência, melhora do sono e uma melhor capacidade de lidar com o trabalho.

Quais atividades físicas são seguras para elas e seu bebê? Em geral, há um grande número de atividades que podem ser exercidas pelas mulheres durante a gravidez: de caminhada e yoga até corrida leve e natação. No entanto, as atividades em que existe um elevado potencial de trauma ou impacto abdominal ou quedas devem ser evitadas. Alguns exemplos incluem ginástica, cavalgadas, vôlei e futebol. O mergulho é uma atividade que não é recomendada durante a gravidez devido ao risco teórico de doença de descompressão no feto. O exercício físico em altas altitudes também deve ser feito com cuidado para as mulheres grávidas. Para o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, os exercícios até 1800ms de altura são seguros. Em altitudes acima patamar, no entanto, pode haver um risco aumentado para o feto.

Após o primeiro trimestre, as mulheres grávidas são muitas vezes aconselhadas a evitar posição supina (deitada de barriga para cima) por longos períodos de tempo, devido a preocupações de que o útero grávido possa causar obstrução do fluxo sanguíneo venoso e do potencial de hipotensão ortostática. Recomenda-se também que as mulheres grávidas tomem precauções no exercício físico em clima quente e úmido, como o uso de roupas adequadas e hidratar se bem.Grávida

Embora o exercício físico seja recomendado para muitas mulheres grávidas, existem casos em que eles são contraindicados. Por exemplo: incompetência do colo do útero, pacientes submetidas à cerclagem, placenta prévia, ruptura prematura de membranas, sangramento persistente, antecedentes de parto prematuro ou ameaça de parto prematuro na atual gravidez e pré-eclampsia.

A atividade física no período pós-parto também tem muitos benefícios, como um retorno mais rápido ao peso pré-gestacional. Para as puérperas saudáveis, o rápido retorno às atividades físicas não tem quaisquer efeitos adversos. Em mulheres que não se exercitaram após o parto, um estudo revelou que apenas 30% recuperam o nível de condicionamento pré-gestacional e eram três vezes mais propensas a manter o peso adquiridos na gravidez do que em comparação com aquelas mulheres que se exercitaram no pós-parto.

Existem benefícios de longo prazo para os filhos de mães que se exercitaram durante a gravidez? Os filhos dessas mães saudáveis mostraram um peso mais adequado, diminuição do percentual de gordura corporal, juntamente com melhores habilidades de linguagem oral e os resultados dos testes de QI mais altos.

Dadas as evidências que comprovam os benefícios do exercício físico para a mãe e o bebê, incentivar o exercício físico durante a gravidez é um passo positivo na luta contra a crescente epidemia de sedentarismo e obesidade. Estamos de acordo com as recomendações das principais sociedades médicas que as mulheres com gestações não complicadas devem se exercitar como parte de um estilo de vida saudável antes, durante e após a gravidez. A atividade física tem se mostrada muito útil, levando a riscos mínimos e tem demonstrado os benefícios para a mãe e o bebê.

Antônio Aleixo Neto

Adaptado de artigo do Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras: 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

O fio do meu DIU sumiu! O que eu faço?

Todos os modelos de DIU, de cobre ou hormonais, têm um ou dois fios presos na sua ponta. A função deles é facilitar a sua remoção. Basta o médico puxa-los com uma pinça e o DIU é facilmente removido. Os fios são de nylon fino e não interferem na relação sexual. Geralmente após a inserção, os médicos os cortam e deixam apenas 2 cm para fora do colo do útero. No entanto, uma parte das usuárias de DIU são avisadas pelo médico, após algum exame, que os fios não estão visíveis na entrada do canal do colo do útero. Neste caso existem três possibilidades: 1. A mais comum é que o fio tenha se deslocado para dentro do canal cervical ou da cavidade uterina. Isto pode acontecer por que o útero tem contrações durante o ato sexual, exercendo uma força de sucção para dentro. 2. Outra possibilidade é que tenha havido perfuração uterina e que o DIU esteja na cavidade abdominal. Isto pode ser comprovado ou não através de um exame de ultrassom. Se já tiver feito o exame, não precisa ficar repetin