quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Higiene íntima feminina: o que fazer e não fazer

Muitas pacientes perguntam se podem usar produtos para higiene íntima, e a resposta é SIM. Hoje, existe uma série de produtos adequados para esta finalidade, sejam sabonetes ou lenços umedecidos. Estes produtos podem ajudar as mulheres a se sentirem limpas e ajudam a protegê-las da proliferação de fungos e bactérias, que são os responsáveis por coceiras e irritações vulvares.
Intima
Quando fazer?
Além de um banho diário, onde deverá ser usado um sabonete íntimo nos genitais externos, as mulheres que ficam fora de casa durante todo o dia devem utilizar os lenços íntimos pelo menos por duas vezes por dia. Lembramos que a limpeza deve ser nos genitais externos, e não na vagina. No período menstrual esta limpeza deverá ser feita com mais frequência.
Antes de usar tais produtos, pergunte a seu médico quais são os mais indicados. Procure utilizar produtos sem perfumes e corantes, uma vez que estes contêm substâncias químicas que podem causar irritação na genitália externa. Evitar especialmente os sprays e desodorantes íntimos! Os talcos também não são adequados por que geralmente ressecam a pele e mucosa e – acreditem – aumentam o risco de câncer dos ovários.
E as roupas?
Realmente, as roupas íntimas e as roupas do dia-a-dia fazem parte da higiene feminina. Roupas muito apertadas e de tecido grosseiro como os jeans não são nada adequadas para o nosso clima. O ideal é utilizar roupas leves e que favoreçam a “respiração” dos genitais. Ideal mesmo é o uso de vestidos e saias. O uso de “leggings” por longos períodos é ”chamar” micoses, candidíases e outras infecções.
Jeans1
As calcinhas não devem ser de tecido sintético como o nylon e nem muito apertadas. O verão chegou e lembre-se que na praia, o uso de biquínis molhados por muito tempo favorecerá também as infecções por fungos.
Duchas vaginais sim?
Duchas NÃO. O meio interno vaginal possui um equilíbrio de flora que mantém o ambiente ácido e protegido. Ao fazer a ducha vaginal toda esta flora será removida, podendo levar a alguns problemas de saúde. Portanto, duchas vaginais só com indicação médica.
Protetor diário?
Não são indicados, uma vez que deixam os genitais abafados e geralmente contém perfumes que causam irritações e alergias.
Dr. Antônio Aleixo Neto
Palavras chaves: higiene íntima, sabonetes íntimos, lenços íntimos, duchas vaginais