Pular para o conteúdo principal

Varizes na gravidez: como prevenir?

 

Porque gestantes estão mais propícias a ter varizes?

A incidência de varizes neste período é de 24% nas primíparas (primeiro filho) e de 50 a 70% nas multíparas (segundo filho em diante). Diversos fatores causam varizes na gestação, tais como o fator hormonal, mecânico, predisposição hereditária, modificações fisiológicas da circulação pélvica e o aumento do volume de sangue.

O fator hormonal é o mais relevante no surgimento das varizes durante a gestação, uma vez que 2/3 delas aparecem já no primeiro trimestre da gravidez. Eventualmente pode ser atribuído ao volume do útero o surgimento das varizes vulvares no terceiro trimestre da gestação. Há também um aumento do fluxo sanguíneo uterino durante a gestação, causando ingurgitamento das veias ilíacas, dificultando a capacidade de drenagem das veias dos membros inferiores.

clip_image002

Quais são os sintomas das doenças venosas na gestação?

Os sintomas variam de caso a caso dependendo da gravidade da doença venosa. O sintoma mais importante é a dor nas pernas. Sua intensidade depende de vários fatores que são descritos como peso e cansaço, e eventualmente podem apresentar também ardor nas extremidades.

O edema acomete 50% das gestantes, mas nem sempre está relacionado às varizes. Costuma surgir nos últimos meses da gravidez e é mais acentuado no período vespertino, melhorando pela manhã ou com o repouso.

Quais são as medidas que a gestante deve tomar?

A fim de se prevenir a ocorrência da patologia, deve-se: evitar ganho de peso excessivo com uma dieta balanceada; praticar uma atividade física de preferência na água, hidroginástica ou apenas caminhar dentro de uma piscina 2 a 3 vezes na semana; praticar exercícios de alongamento e flexibilidade, o que melhora a respiração e a postura; fazer a drenagem linfo-venosa nos membros inferiores 2 a 3 vezes na semana, com mobilização das articulações, para auxiliar na flebodinâmica.

Na presença de inchaço vespertino (à tarde) acentuado, recomenda-se o repouso intercalado: para cada 2 horas passadas em pé, deitar ou elevar as pernas e pés, estando sentado, por 1 hora.

Quais são as vantagens do uso da meia elástica na gravidez?

O uso da meia elástica ou de compressão melhora a dor e inchaço causados pelas varizes. A meia elástica deve ser prescrita sob orientação de receituário médico, observando o modelo: ¾, 7/8 ou calça; a compressão em milímetros de mercúrio (mmHg); o tamanho, à partir de medidas matinais, de acordo com o diâmetro do tornozelo, panturrilha e coxa.

O uso da meia elástica é sempre possível e em muitos casos, é a única terapia. Ela praticamente não tem contraindicações ou efeitos secundários.

clip_image004

Antônio Aleixo Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame...

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra...

O que é cauterização do colo do útero?

Cauterização do colo do útero é um procedimento que é usado para tratar lesões anormais, mas, não cancerosas, nesta parte do útero, que fica no fundo da vagina. A cauterização pode ser elétrica (eletro cauterização), por congelamento (criocauterização) ou química (que usa substâncias ácidas ou cáusticas). APARELHO DE ELETROCAUTERIZAÇÃO A cauterização do colo do útero é comumente usada para tratar as chamadas feridas (ectopias ou ectrópios) do colo do útero e lesões pré-cancerosas do colo do útero, tais como pequenas áreas de tecido anormal (displasia cervical), geralmente causadas por alguns tipos de HPV.  Também pode ser usada para estancar hemorragias que podem ocorrer na sequência de um procedimento de biopsia cervical ou retirada de pólipo. Lesão (mancha) causada pelo HPV no colo do útero A cauterização do colo uterino é um procedimento ambulatorial que é realizado rotineiramente no consultório do médico e demora apenas poucos minutos. Dependendo do mét...