Pular para o conteúdo principal

Conhece uma das maiores inovações da pílula anticoncepcional?

 

clip_image002Você já estará pensando: que nova e maravilhosa pílula é essa? Que novo lançamento é esse? Nada disso. Uma das maiores inovações (e não é de hoje) é o uso contínuo da pílula anticoncepcional, ou seja, o uso sem interrupções a cada três semanas, como se faz habitualmente. Com isso, a usuária não menstrua, enquanto estiver tomando a pílula. É vantajoso isto? Para muitas mulheres é. Aquelas que têm endometriose, adenomiose, TPM brava, cólicas absurdas, as anêmicas, entre outras condições, podem se beneficiar muito.

Mas, voltando há anos atrás, me lembro daquela pergunta insistente: e a menstruação, não faz falta?

Foi um grande cientista, ginecologista e meu amigo, Prof. Eusimar Coutinho que batalhou durante décadas para explicar que NÃO, a menstruação não faz falta. Lançou um livro: “Menstruação, a sangria inútil”, onde mostrava claramente que a menstruação era consequência da civilização, que a menstruação praticamente não existia entre os primeiros humanos.

Vejamos: na Idade da Pedra (Paleolítico), as mulheres tinham a primeira menstruação lá pelos 18 anos. Isto se explica pela desnutrição endêmica e às longas caminhadas, com a consequente ausência de tecido gorduroso entre elas. Aqui, preciso fazer um parêntese: os tecidos gordurosos em excesso ou em falta podem levar a desequilíbrios hormonais que levam à infertilidade.

clip_image004

Mas, voltemos à Idade da Pedra. A primeira menstruação sinalizava o começo do período fértil. Em pouco tempo a Betty (mulher do Barney) ficava grávida. Depois amamentava dois-três anos (não existia Nan!), portanto, sem menstruar e sem engravidar.

Quando a amamentação acabava, engravidava novamente, sem menstruar, e assim por diante, até falecer. Lembremos que a expectativa de vida naquela época era de cerca de 30 anos. A mortalidade materna era altíssima: muitas morriam no trabalho de parto.

Tudo isto para ilustrar que a menstruação não é “natural” e que não faz falta. É um subproduto da civilização.

No entanto, prezadas, antes que todas saiam por aí emendando cartelas de pílulas, se aconselhem com seu (sua) ginecologista, por que a pílula também é um subproduto da civilização, tem seus riscos, suas particularidades. Falou?

Prof. Dr. Antônio Aleixo Neto

Não percam. Vejam o vídeo com o Prof. Eusimar Coutinho: http://youtu.be/3igpdm3FE3Q

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

O fio do meu DIU sumiu! O que eu faço?

Todos os modelos de DIU, de cobre ou hormonais, têm um ou dois fios presos na sua ponta. A função deles é facilitar a sua remoção. Basta o médico puxa-los com uma pinça e o DIU é facilmente removido. Os fios são de nylon fino e não interferem na relação sexual. Geralmente após a inserção, os médicos os cortam e deixam apenas 2 cm para fora do colo do útero. No entanto, uma parte das usuárias de DIU são avisadas pelo médico, após algum exame, que os fios não estão visíveis na entrada do canal do colo do útero. Neste caso existem três possibilidades: 1. A mais comum é que o fio tenha se deslocado para dentro do canal cervical ou da cavidade uterina. Isto pode acontecer por que o útero tem contrações durante o ato sexual, exercendo uma força de sucção para dentro. 2. Outra possibilidade é que tenha havido perfuração uterina e que o DIU esteja na cavidade abdominal. Isto pode ser comprovado ou não através de um exame de ultrassom. Se já tiver feito o exame, não precisa ficar repetin