quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sangramento com uso de pílulas: é arriscado engravidar?

Algumas usuárias de pílulas combinadas (as mais utilizadas, com dois hormônios) apresentam pequenos sangramentos, geralmente tipo “borra de café”, no intervalo entre as menstruações. Embora possa ocorrer em qualquer época de uso da pílula, este tipo de sangramento ocorre principalmente nos três primeiros meses de seu uso e naquelas de doses mais baixas. Ele é considerado efeito colateral de menor importância clínica, mas caso seja frequente pode incomodar e levar a usuária a abandonar o método.

Por outro lado, muitas mulheres ficam preocupadas com o risco de gravidez quando acontece este fato, achando que a pílula está “fraca”. Este risco não existe caso a usuária esteja tomando corretamente. O problema é que grande parte dos casos de pequenos sangramentos são decorrentes de ESQUECIMENTO, e aí sim, pode haver um maior risco de gravidez.

Portanto, o fator esquecimento deve ser constantemente combatido. Hoje, com os celulares modernos, é fácil para uma usuária de pílula colocar um alarme para que ela se lembre do horário de tomada.

clip_image002

clip_image004

Nenhum comentário:

Postar um comentário