domingo, 12 de junho de 2016

O que fazer em caso de esquecimento de pílula anticoncepcional?


O esquecimento de tomar a pílula é um dos problemas mais comuns entre suas usuárias. A consequência deste fato, muitas vezes, é uma gravidez indesejada. Nos EUA 15% das usuárias relatam esquecimento de tomar uma pílula e 13,3% relataram ter esquecido duas ou mais pílulas nos três últimos meses de uso. Ou seja, cerca de ¼ das usuárias de pílula apresentaram uso irregular das pílulas anticoncepcionais. Estes números variam de acordo com a idade, o estado civil, e a motivação da mulher, entre outros fatores. No Brasil os números devem ser parecidos ou até piores.

Você deve saber como proceder nestes casos.

Primeiramente leia cuidadosamente a bula da pílula e siga as instruções. De um modo geral, para as usuárias de pílulas combinadas (aquelas que têm dois hormônios) não haverá maiores problemas se o esquecimento for de até 12 horas. Tome a pílula ao lembrar-se e tome a próxima no horário habitual.
Se o esquecimento for de 24 horas, ou seja, ao tomar uma pílula a usuária verificar que não tomou a do dia anterior, tome as duas num intervalo de 1-2 horas para evitar enjoos. Nestes casos – SE NÃO ACONTECER NO INÍCIO DA CARTELA – a probabilidade de ovulação é baixa.

Já no esquecimento de 2-3 dias a usuária pode continuar tomando a pílula apenas para não sangrar fora de época, mas a proteção contraceptiva estará prejudicada. Usar preservativo até acabar a cartela.. Se acontecer na última semana da cartela, a usuária pode emendar uma cartela na outra. Nesse caso irá “menstruar” apenas quando terminar a segunda cartela.
Pilulas-desenho
Lembre-se!

· Os casos de esquecimento de tomar a pílula são mais frequentes que se imagina e podem levar a uma gravidez e muitas vezes a sangramentos tipo “mancha” ou “borra de café”.

· Caso os esquecimentos se repitam, pensar em trocar para um método de longa duração, como os injetáveis, o DIU, o implante, ou então, o anel vaginal e o adesivo. Converse com seu médico sobre estas possibilidades.

· Ao contrário do que se pensa, o PIOR esquecimento não é no meio da cartela e sim no seu início. Ou seja, se a usuária esquecer uma ou mais pílulas da cartela subsequente ao intervalo de descanso, estará correndo um sério risco de ovulação e gravidez.

· Se o esquecimento ocorrer na usuária de pílula só de progesterona (mini-pílula) o risco de falha é ainda maior.

Palavras-chave: pílula anticoncepcional, esquecimento, mini-pílula.

Dr. Antônio Aleixo Neto