sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O que é vaginose bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma “infecção” vaginal causada pela gardenerella vaginalis e alguns outros germes. É a causa mais comum de corrimento na mulher na fase reprodutiva. A vaginose bacteriana é causada pela substituição da flora vaginal normal por estes germes já citados. Embora se conheçam alguns fatores predisponentes, não se sabe exatamente por que este fato acontece. IMPORTANTE: a vaginose bacteriana não é doença sexualmente transmissível e por este motivo raramente os parceiros precisam de tratamento.
Os sintomas mais comuns da vaginose são: odor desagradável (odor de peixe) e corrimento amarelo claro. Não é comum a coceira, a não ser que esteja associada a outros micro-organismos. Embora a vaginose bacteriana não seja grave, é importante tratá-la, uma vez que ela pode predispor à doença inflamatória pélvica (salpingite – infecção nas trompas) e ao parto prematuro, na gestante.
Comprovada seu diagnóstico, que geralmente é feito na própria consulta, o(a) ginecologista deverá prescrever um tratamento que pode incluir comprimidos e/ou cremes vaginais, além de abstinência sexual durante certo período. A cura é rápida, mas, infelizmente, as recidivas são frequentes.