segunda-feira, 20 de junho de 2011

Implanon – implante contraceptivo

O implante disponível no Brasil é denominado Implanon   e consiste num bastonete não-biodegradável de 4 cm de comprimento por 2 mm de espessura, contendo no seu interior 68 mg de etonogestrel disperso numa matriz de etileno-vinil-acetato (EVA).




O etonogestrel é o metabólito ativo do desogestrel, progestágeno de última geração utilizado em diversas pílulas anticoncepcionais. Os implantes são considerados um dos mais modernos sistema de contracepção já criado.
clip_image002
O perfil da taxa de liberação "in vitro" deste implante é de aproximadamente 60-70 µg/dia de etonogestrel durante a semana 5-6, diminuindo para aproximadamente 35-45 µg/dia no final do primeiro ano, 30-40 µg/dia no final do segundo ano e 25-30 µg/dia no final do terceiro ano .
O produto é fornecido pré-embalado em um aplicador estéril, descartável, que permite sua inserção fácil e rápida.
clip_image004
É para uso sub-dérmico, no braço, inserido com um aplicador especial, tendo uma duração de três anos. Sua eficácia chega a 100%.
clip_image006
As contra-indicações são similares aos outros anticoncepcionais progestínicos.
O efeito colateral mais comum consiste na alteração do padrão menstrual típico.
Implanon ®
Vantagens
clip_image007Três anos de proteção contraceptiva
clip_image007[1]Alta confiabilidade, refletida por seu índice de Pearl igual a zero (intervalo de confiança 0,00 - 0,07).
clip_image007[2]Alta adesão da usuária
clip_image007[3]Rápido retorno da fertilidade pré-existente, após a remoção
clip_image007[4]Melhora da dismenorréia
clip_image007[5]Boa tolerabilidade
clip_image007[6]Inserção e remoção simples e rápidas
Desvantagem 
clip_image007[7]Necessita de uma pequena anestesia local para inserir e retirar o implante

5 comentários:

  1. doutor é a luiza de 28 anos de novo que perguntou sobre o mirena... visto o meu caso no mirena, o senhor sabe me dizer se posso tirar esse implanon na hora que quiser, e se ele nao contem estrogenio, pois esse anti-concepcional eu nunca houvi falar nele.. espero que o senhor me de uma luz no meu caso. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. O Implanon só contém o etonorgestrel, que é eliminado em pequenas quantidades diariamente. Ele não contém estrogênio, dura 3 anos, mas pode ser retirado sempre que a paciente assim o desejar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ola boa tarde doutor. gostaria de saber se tivermos o implanon mais de 3anos fica sem efeito? muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. O tempo previsto de uso do Implanon é de 3 anos. Após este período deve retirá-lo ou trocá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Uso o Implanon há seis anos e este mês colocarei pela terceira vez consecutiva. Posso afirmar que foi a melhor coisa que fiz, pois eu nunca mais mestruei, não senti cólicas e nem TPM, além de ter economizado o dinheiro que eu gastaria com remédios e absorventes! Abraços.

    ResponderExcluir