domingo, 14 de janeiro de 2018

Verrugas e condilomas

As verrugas e os condilomas acuminados são causados por alguns dos inúmeros tipos do papilomavírus humano (HPV) que podem também causar lesões (manchas) no colo do útero.

Verruga vulgar

Ao contrário das lesões no colo do útero - que às vezes podem levar ao câncer – as verrugas da pele são benignas e incomodam apenas esteticamente. Muitas vezes são duras, ásperas, de cor variada e podem ser constrangedoras, dependendo do tamanho e localização. Assim, muitas pessoas optam por retirá-las logo que são notadas. Existem verrugas nos pés (plantares), nas mãos e dedos (vulgares).

As verrugas genitais, mais conhecidas como condilomas acuminados e popularmente como "crista de galo", são lesões vegetantes, tipo pequeno couve flor. Estas são sexualmente transmissíveis e obrigatoriamente devem ser tratadas, devido ao risco de contágio. 

 Imagem de condiloma vulvar

Existem vários tratamentos tanto para as verrugas quanto para os condilomas. Podem ser através da cauterização elétrica, por crioterapia e ácidos ou substâncias cáusticas.Dependendo da localização, pode ser necessário repetir o tratamento por várias vezes. A abstinência sexual é obrigatória até a cura completa.

Palavras-chave: verruga, condiloma, HPV.

Prof. Antônio Aleixo Neto
Mestre em Saúde da Mulher (UFMG)
Master in Public Health (Harvard University) 

© Todos os direitos reservados