Pular para o conteúdo principal

Perguntas e respostas sobre DIUs e Endoceptivo


O que é o DIU?

É um pequeno dispositivo de plástico (cerca de três cm) que é envolvido parcialmente por filamentos de cobre ou que contém um hormônio (um progestágeno). Portanto, existem dois tipos: os Dius de cobre e os hormonais. Estes últimos são chamados também de endoceptivos.





Como agem os DIUS?

Ambos os tipos eliminam o cobre ou o hormônio dentro do útero, onde vão agir imobilizando ou destruindo os espermatozóides (ação espermicida). O endoceptivo (Dispositivo Intra-uterino hormonal) também torna o muco cervical espesso, dificultando a entrada dos espermatozóides no útero. Portanto, os Dius interferem com o processo reprodutivo antes da fecundação.


Qual é a eficácia contraceptiva dos DIUs?

Os Dius são muito eficazes para evitar gravidezes. Os Dius de cobre têm aproximadamente 99,3% de eficácia. O endoceptivo é ainda mais eficaz: 99,7%. Para efeito de comparação, a ligadura tubária é, em média, 99,6% eficaz e a pílula anticoncepcional, na prática, pode falhar até em 6% das vezes; devido a esquecimentos, uso inadequado ou interação com outros medicamentos.


Quanto tempo dura o Dispositivo Intra-uterino?

Existem diversos modelos de DIUs de cobre: nesses, a duração varia entre cinco e 10 anos. O endoceptivo dura até cinco anos.


Todas as mulheres podem usar o Dispositivo Intra-uterino?

Não existe método que sirva para todas as mulheres, daí a vantagem de se ter várias opções de contracepção. O Dispositivo Intra-uterino é especialmente indicado para mulheres que já tenham pelo menos um filho, possuam um relacionamento estável, desejem um método prático, com alta eficácia, de longa duração e que tenha um bom custo/benefício.
As mulheres usam o DIU por mais tempo do que qualquer outro método contraceptivo reversível, mostrando a sua grande aceitabilidade.



Uma mulher sem filhos pode colocar o Dispositivo Intra-uterino?

Pode. A nuliparidade não é mais considerada contra-indicação para o uso do Dispositivo Intra-uterino, e inclusive existem modelos mais indicados para este caso. No entanto, o Dispositivo Intra-uterino não é considerado método de primeira escolha para estas mulheres devido à maior dificuldade de inserção e aumento de alguns efeitos colaterais.


O Dispositivo Intra-uterino pode ser usado na lactação?

As mulheres lactantes são excelentes candidatas ao uso do Dispositivo Intra-uterino porque os mesmos não têm efeito no organismo, não afetando a produção do leite. O período mais adequado para se inserir o DIU é entre 30 e 42 dias após o parto, devido a sua facilidade e à impossibilidade de ter havido uma gravidez nesta fase. Outra vantagem é que, após o período de lactação, o dispositivo não precisa ser trocado, continuando a agir com eficácia. 


Quais são os principais efeitos colaterais causados pelos DIUs?

Os DIUs de cobre podem aumentar o sangramento menstrual, principalmente nos primeiros meses de uso. Depois desse período, este aumento é geralmente aceitável e, se necessário, pode ser controlado com medicamentos. Podem ocorrer também cólicas menstruais, as quais são geralmente discretas.
O endoceptivo (DIU hormonal) costuma diminuir bastante o sangramento menstrual das usuárias e uma boa porcentagem pode até parar de menstruar. As cólicas menstruais melhoram acentuadamente com o uso do endoceptivo.

O DIU pode eventualmente sair do lugar dentro do útero ou ser expulsos. A perfuração uterina é extremamente rara.



Os Dius podem ser usados na pré-menopausa?



Não há nenhum impedimento para o uso de DIU devido a esta condição. As mulheres acima de 40 anos podem ser ótimas candidatas ao uso do DIU, o qual geralmente poderá durar até a menopausa. O DIU hormonal (endoceptivo) tem sido utilizado como coadjuvante na terapia de reposição hormonal da menopausa.

Quais são as contra-indicações para o uso do DIU?

Como todo medicamento ou produto para uso no ser humano, o DIU pode ser inadequado para ser usado em determinadas condições. As principais são: doença inflamatória pélvica, aumento do risco de doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal suspeito, câncer do colo e do endométrio, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, antecedentes de gravidez ectópica, tuberculose pélvica. O aumento do sangramento menstrual e cólicas menstruais intensas contra-indicam os DIUs de cobre, mas não o endoceptivo.
Discuta as possíveis contra-indicações com seu médico.



O DIU pode ser utilizado em doenças sistêmicas?

Existe uma série de doenças ou condições pessoais que contra-indicam diversos métodos, mas não impede o uso de DIUs. Exemplos: doenças da tireóide, diabetes, pressão alta, doenças do fígado, cálculo biliar, HIV +, distúrbios neurológicos e psiquiátricos, doenças valvulares cardíacas, infarto do miocárdio, varizes, trombose nas pernas, obesidade e fumo.


Quando o DIU pode ser inserido?

  • No pós-aborto
  • No pós-parto (de preferência entre 30 e 42 dias do parto)
  • No período menstrual ou em qualquer momento do ciclo, caso o colo seja permeável e existam indícios seguros de que a mulher não esteja grávida
A inserção é geralmente bem tolerada pela mulher e dura poucos minutos. Eventualmente o médico pode recomendar um analgésico para uso momentos antes da inserção ou uma anestesia local.


Quando o DIU pode ser retirado?

O DIU deve ser retirado sempre que a mulher desejar, se venceu a validade ou se a usuária apresenta algum efeito colateral ou complicação. A retirada geralmente é um procedimento simples e rápido e pode ser feita em qualquer época do ciclo.


Quais as principais vantagens dos DIUs?

O DIU é um dos melhores métodos contraceptivos existentes. Existem mais de 100 milhões de mulheres usuárias em todo o mundo e este número não para de crescer. As principais vantagens são:
  • Baixo custo, mesmo quando custeado pela usuária
  • Prático - a usuária não precisa fazer nada para o método funcionar
  • Eficaz - em geral tem eficácia acima de 99%
  • Durável – pode permanecer entre cinco e 10 anos dentro do útero
  • Os Dius de cobre não têm nenhuma ação sistêmica (no organismo), portanto, não causam dor de cabeça, manchas no rosto, aumento de peso, etc. Os endoceptivos têm um efeito sistêmico mínimo.
  • Podem ser utilizados na lactação e na pré-menopausa
  • Retorno rápido à fertilidade após a remoção
  • Não interfere na relação sexual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion