Pular para o conteúdo principal

Mirena e Kyleena: dúvidas mais frequentes


O Mirena e o Kyleena podem ser colocados em mulheres que não têm filhos (nuligestas)?

Sim
, desde que se observem alguns cuidados especiais. É importante saber que o útero dessas mulheres é menor do que daquelas que já têm filhos. O canal cervical (que é por onde se passa os aplicadores dos DIUs) também é mais estreito. Estes dois fatores dificultam a inserção, especialmente do Mirena que tem um aplicador de maior diâmetro. A inserção pode ser extremamente dolorosa e levar até ao “reflexo vagal” que é uma reação em que a pressão arterial cai acentuadamente, desaceleração do coração, tonturas, vômitos, sudorese e palidez, podendo levar a mulher eventualmente ao desfalecimento.

Sendo assim, no caso do Mirena, nossa opinião é que se devem tomar precauções na sua inserção em mulheres sem filhos ou com úteros pequenos: uso de analgésicos potentes previamente à inserção, anestesia para-cervical (local). Nós utilizamos também O TENS (um eletroestimulador portátil que combate a dor) em pontos utilizados na acupuntura.

Em alguns casos a inserção do Mirena pode também ser efetuada sob sedação. A sedação é um procedimento que leva o paciente a dormir, mas sem que todos os reflexos fiquem bloqueados. Exige assistência de um anestesista. Isto implica que a inserção seja efetuada em um estabelecimento de saúde equipado e credenciado.

Com o lançamento em 2020 do Kyleena no Brasil, a situação mudou bastante. Tão eficaz quanto o Mirena, apesar da metade da dose, ele tem um aplicador mais fino e é menor do que este, facilitando sua inserção, portanto, sendo o DIU hormonal mais indicado para mulheres sem filhos ou com útero menor, na maioria dos casos.


Diâmetro do tubo de inserção:

Kyleena: 3,8 mm
Mirena:   4,4 mm



Quanto aos DIUs de cobre e prata, os cuidados são os mesmos. Hoje preferimos utilizar em nuligestas os DIUs de prata MINI, que são pequenos e têm aplicadores mais finos, facilitando a inserção. Neste caso pode-se tentar inseri-los apenas com uso de analgésico e anestesia para-cervical.
Outros modelos para mulheres sem filhos são o Ômega 375 MINI ou o Andalan Confort MINI, ambos com formato de ferradura. 

O Mirena ou o Kyleena são caros?

A escolha de um método anticoncepcional depende de muitos fatores, tais como a eficácia, os efeitos colaterais, as contraindicações, o conhecimento do mesmo pela mulher e também, muitas vezes, o custo do mesmo. São décadas de pesquisas até que se chegue a um produto eficaz e com menor risco possível. É nesse ponto que muitas vezes a potencial usuária se confunde, apenas levando em conta o investimento inicial e não o total, que engloba a soma de anos de uso do método. Sendo assim, o valor dos DIUs HORMONAIS aparentemente é maior que outros métodos de curto alcance; tais como pílula, injetáveis, entre outros. Mas, vários estudos mostram que ao contrário que parece, que o custo do  Mirena e do Kyleena é menor que qualquer outro método, tanto para as que colocam “particulares” ou para os planos de saúde, considerando um uso estimado entre cinco (Kyleena) e sete anos (Mirena).

Como fica o ciclo menstrual com o uso dos DIUs HORMONAIS?

O Mirena e o Kyleena tem um sistema liberador do hormônio levonorgestrel, que é um tipo de progesterona. São liberados pequenas quantidades dentro da cavidade uterina: Mirena- 20mcg/dia no início de seu uso, caindo para 10,0 mcg/dia e o Kyleena 17,5 mcg/dia, caindo para 9,0 mcg/dia no 5o ano, o que leva à uma supressão do endométrio, com seu progressivo afinamento. Este fato leva a uma diminuição gradual da perda sanguínea menstrual. Assim, o padrão menstrual aos três meses é de uma redução de 50% do sangramento. Após seis meses de uso cerca de 60% apresentam amenorreia (ausência de menstruação) e cerca de 30% uma diminuição acentuada do fluxo menstrual.


 Quais são os principais benefícios além da contracepção proporcionados pelo Mirena e também pelo Kyleena?

São:
  • Diminuição ou cessação da Menorragia (hemorragia menstrual)
  • Diminuição ou cessação da dismenorreia (cólicas menstruais)
  • Diminuição ou cessação dos sintomas da Adenomiose 
  • Diminuição ou cessação dos sintomas da Endometriose
  • Melhora ou cura da Hiperplasia endometrial (proliferação exagerada do endométrio)
  • Alívio dos sintomas dos Miomas
  • Alívio ou cessação da TPM

É importante lembrar que a indicação do Mirena para estes problemas deve ser criteriosa. Existem outras opções de tratamento, que devem ser consideradas e avaliadas de acordo com as mais modernas evidências científicas. Mas de qualquer forma, os DIUs hormonais, principalmente o Mirena - sistema liberador de levonorgestrel - abriu um novo e promissor caminho para estas patologias.

Quanto tempo demora para o retorno à fertilidade após a retirada do Mirena e do Kyleena?

Poucas horas após a retirada do Mirena ou Kyleena, já não se encontram mais níveis de hormônio no sangue e em geral em poucos dias a mulher está apta a engravidar. Em um ano após a retirada, 80% das exsuarias já engravidaram, uma porcentagem similar àquelas que nunca usaram métodos contraceptivos.
 
Como se faz para retirar qualquer DIU quando os fios entraram para dentro do útero?

Os fios dos DIUs são bem compridos para facilitar a inserção. Logo depois da colocação os fios são cortados  rente ao colo do útero, para não incomodarem. Acontece que em alguns casos os fios sobem para dentro do canal ou do útero, devido a um efeito parecido com sucção que o útero tem durante a relação sexual. Nestes casos, para retirada do DIU, o médico usa uma pinça especial, chamada de Mathieu e popularmente de "Jacaré". Ela deve ser introduzida dentro do útero para apreender o dispositivo e puxá-lo para fora. Este procedimento geralmente é simples, mas pode ser doloroso e dependendo do caso deve ser feito sob analgesia.

Com qual frequência deve-se fazer as revisões do Mirena e do Kyleena?

As revisões do Mirena e dos DIUs de cobre devem ser feitas pelo menos uma vez por ano. No primeiro ano de uso  costuma-se fazer também com cerca de um mês e seis meses da inserção. Estas revisões podem consistir de avaliação pelo exame ultrassonográfico ou pela visualização dos fios.

Pode-se inserir o DIU Hormonal (Mirena) em mulheres na pré-menopausa?

A pré-menopausa, também chamada de climatério, é uma época em que acontecem várias excelentes indicações para o uso de DIUs HORMONAIS. Irregularidades menstruais, hemorragias menstruais, espessamento do endométrio, adenomiose, miomas, terapia hormonal com estrogênio, entre outras. É importante ressaltar sempre que cada caso é um caso e deve ser analisado considerando os achados clínico-laboratoriais, a idade, a sintomatologia e outros fatores pessoais.

Lembrar que a inserção do DIU hormonal neste grupo de mulheres pode ser difícil e dolorosa. O Kyleena pode ser uma boa indicação. Muitas mulheres na faixa dos 40 anos já tiveram o último parto ou cesariana às vezes há décadas; o canal do colo uterino (por onde passa o DIU) vai se fechando com o tempo e muitas vezes o médico é levado a sugerir que a inserção seja feita sob analgesia, de maneira a facilitar o procedimento.



O DIU HORMONAL engorda?


Um dos problemas mais importantes e também mais controversos na nossa vida é o ganho de peso e a consequente obesidade e suas consequências. É um assunto extremamente complexo que envolve inúmeros fatores que se entrelaçam e afetam a nossa saúde: ingestão excessiva de alimentos (calorias), absorção dos alimentos, a falta ou deficiência de atividade física, o metabolismo individual, distúrbios hormonais, e por aí vão. No entanto, muitas vezes se esquece de que o ser humano foi desenvolvendo ao longo dos milênios uma alta capacidade armazenamento de energia (gordura). Só assim ele sobrevivia a longos dias sem caça, alimentando-se apenas de pequenos frutos e sementes. Os melhores nesta capacidade sobreviveram e nós herdamos geneticamente este fator. Acontece que hoje a alimentação é geralmente farta -- embora não necessariamente saudável -- e a atividade física diminui cada vez mais. Resultado: as calorias sobram e vão se transformar em gordura. A expectativa de vida também aumentou demais, já chegando aos 80 - 90 anos. A mulher sobrevive décadas após a menopausa e fica sujeita a inúmeras doenças que suas ancestrais nunca teriam. Na pré-história a expectativa de vida era de 30-40 anos. Poucos chegavam a mais do que isso. Não dava tempo de ter osteoporose, a maioria dos cânceres, artrose e obesidade. Hoje esta última pode ser já considerada uma epidemia mundial, ameaçando a saúde e bem estar de bilhões de pessoas.

E o Mirena e Kyleena, como ficam? Nós sabemos que determinados hormônios podem afetar o metabolismo, predispondo à perda ou ganho de peso. Os DIUs hormonais liberam o hormônio levonorgestrel (parecido com a progesterona) em doses entre 10 e 20mcg/24h, na cavidade uterina, durante cinco a sete anos. Não liberam estrogênio. Só para comparar, as pílulas mais vendidas do Brasil têm 150 mcg de levonorgestrel por comprimido, além de um estrogênio. Por isso, a dose liberada pelo Mirena e Kyleena é considerada  mínima e além do mais apenas uma pequena parte é absorvida pelo organismo, caindo na corrente sanguínea. Dessa forma, a maioria dos estudos não mostra um aumento de peso além do que é observado nos grupos de controle. É importante entender que os estudos científicos têm que ter estes grupos de controle, cujos componentes são similares ao grupo de estudo em tudo (faixa etária, sexo, hábitos, alimentação, etc) exceto no fator que está sendo analisado, no caso: o Mirena ou Kyleena. 

Ah, mas minha vizinha engordou 3kg, fulana 4kg...! Isto não vale. Não foram controladas. Não se sabe que hábitos foram modificados, que alimentos ingeriram, se fazem atividade física regular e o MAIS importante: os anos se passaram. Isto mesmo. O tempo é cruel para a maior parte das pessoas, especialmente quanto ao ganho de peso. Uma determinada mulher que se casou há 4 anos poderá observar que neste período pode ter ganho alguns quilinhos. Provavelmente ela estará usando uma pílula e esta será considerada a "culpada". Se nossa amiga observar, a poucos metros dela achará o marido com uma bela cintura e também seus quilos a mais.
É triste, mas é a realidade. Enfim, Mirena não engorda, a vida sim...



Como o Mirena e Kyleena funcionam?




Mirena e o Kyleena tem forma de T que, após a inserção dentro do útero, libera o hormônio levonorgestrel, que é similar à progesterona, um dos hormônios que a mulher produz nos ovários. Esta liberação se dá em dose muito baixa (9 a 20mcg/24h), pelo menos 5 x menor que nas pílulas anticoncepcionais. Este hormônio promove o afinamento da camada que reveste a cavidade uterina (endométrio) de forma que esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez, além de espessar e engrossar o muco cervical no canal cervical (abertura para o útero), de forma que o espermatozoide encontre um obstáculo para entrar no útero e fertilizar o óvulo. A presença física do DIU hormonal, associada à eliminação do levonorgestrel, também inativa as propriedades fertilizantes do espermatozoide (alterações nos movimentos, na morfologia) impedindo que ele se ligue a um óvulo. Eventualmente a ovulação é inibida.

O Mirena e Kyleena realmente podem causar acne?


De acordo com artigo recente da revista Contraception, as chances de desenvolver acne são maiores entre as usuárias de Mirena do que com outros métodos contraceptivos hormonais.
Embora alguns tipos de pílula possam ser associados a um aumento da incidência de acne, na maior parte das vezes a pílula anticoncepcional combinada (que tem dois hormônios) tem um efeito positivo na melhoria e prevenção da acne, principalmente naquelas que tem Síndrome dos Ovários Policísticos. O Kyleena, devido a dose menor, é menos provável de causar a acne.

Os riscos maiores de aparecimento da acne com o Mirena são:

Naquelas que tiveram acne na adolescência
Naquelas que ainda tem alguma acne

Diante desses fatos, as mulheres que tem ou tiveram ou tem algumas dessas condições devem ponderar bem se compensa ou não usar o DIU hormonal, uma vez que toda mulher deseja se apresentar com uma pele bonita, lisa e com aparência saudável.

As mulheres que não têm as condições citadas acima tem um risco bem menor de desenvolver acne: apenas 14%.






Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion